É uma pessoa que tem demonstrado defeitos que julgávamos já ausentes dos tempos Modernos.
- Cala-se sempre que "há barulho", ou melhor, desaparece.
- Tenta sempre fazer uma reaparição em grande estilo, o que já não convence - ia dizer todos, mas as sondagens dão-lhe um numero tão elevado que eu não posso dizer isso. Mas enfim, "portugesisses", e não só.
- Cansa com aquele aspecto de sempre irritado como se ele fosse o unico dentro da razão.
- E por fim irrita mesmo pois passa a vida a justificar-se.
E se fosse uma antipatia minha, o problema era simples, porque o problema era eu, e eu não sou problema para o País.
O Sr Sócrates é.
Porque deu um ar de Credibilidade e eficácia e tem falhado em toda a linha.
E ele não é propriamente o cidadão anónimo que eu sou.
Sendo um normal cidadão, direi melhor, ocupa um cargo que é unico num Pais: é Primeiro Ministro e foi lá colocado porque prometeu aos Portugueses que ia alterar tas as "merdas" que antecessores seus haviam executado.
Refiro-me ao Guterrez - que agora tem um belo cargo de tratar dos pobres do mundo quando por cá já havia trabalho que chegasse e que ele criou
Refiro-me ao Barroso, que foi "governar" uma Europa desgoveranda cada vez mais, quando não foi capaz de governar um pequeno membro da "sua-deles" Europa.
Refiro-me ao Santana, que voltou "em força(?), após aquelas trapalhadas todas com todos aqueles trapalhões que ele para lá levou, como o ^Gomes da Silva, o "prrende no ERRE" M Sarmento, e tantos outros rapazes a divertirem-se com coisas sérias. Ele quiz tudo num dia: a Camara de Lisboa, a Presidencia da Republica, ser Primeiro Ministro.
Só lhe faltou a Presidencia e pode disputá-la com o Barroso quando este for Nobelizado...
Pois voltando ao Sócrates.
Os Portugueses votaram em massa para ele alterar o País. E de facto tem-no feito.
Está alterando tanto que qualquer dia o seu "rugido" inicial quando tomou posse, de ESPANHA, ESPANHA, ESPANHA, se cumpre.
Isto é já quase tudo deles, dos Espanhóis, e de "borla".
Tirando isso, as oportunidades que tem concedido a nuestros hermanos de comprarem tudo por aqui - e não é só no Alentejo - pouco mais tem feito que desfazer.
Desfez a Saude, onde se morre por questões de ambulâncias todos os dias.
Desfez a Educação onde a confusão é total, a papelada infindável e os objectivos finais inantingiveis.
Desfez Universidades não sei se para proteger a sua exclusividade de Engenheiro e a doutorice do Vara.
Desfez a Justiça onde o acesso é impossivel para os pequenos e incumprivel para os Grandes.
Desfez a Economia, pois para além de nada fazer, limita-se a esfolar por via do Teixeira, os bolsos dos Portugueses com a mania de que os Portugueses são uma cambada de ladrões que só se entretem a fugir ao fisco.
Desfez a Segurança e conseguiu trazer para cá o crime organizado e um dia trará o Terrorismo do BUSH e do SADAM poorque o amigo Barroso já havia feito uns ensaios lá pelos Açores.
E sobretudo tem invertido uma série de valores, subsituindo-os pelo que de pior houve nos sistemas Nazis, Sovieticos e todos proprios de regimes Ditadoriais.
Ele trouxe e institucuionalizou a Delacção, a acusação oculta, o compadrio, a institucionalização da Mediocridade, substituindo Escolas Serias por programs duvidosos na formação.
Ele voltou em força com a luta pelos lugares das cores partidárias, moveu cadeiras, criou SIADAP's que não funcionam. gerou desemprego que é uma loucura e perigosamente tocando limites de gravidade Social,
(Nesta questão dasclassificações de Profs. e outros basta ver a questão das Quotas e quem acede com "excelentes". Basta ver isso e não me estou a referir a classe dos Professores.
Tem sonegado aos Portugueses as mais elementares verdades das grandes opções como foi o caso da OTA, como é o caso do TGV, como é o caso da nova Ponte.
Criou um Tratado que não referendou pois está mais preocupado com Bruxelas do que com Portugal.
Em suma, dirá quem lê: o homem só fez mal.
Talvez tenha feito alguma coisa de bom e o melhor, mas eu e milhoes de Portugueses temos dioficuldade em ver bom onde tudo é mediocre.
Temos dificuldade em encontrar Bom num homem que todos os dias nos manda alguem "chatear" com más noticias pelo ciorcuito dos Midia
A unica coisa que um dia será Bom, era ir-se embora deste País, para aqueles paises exoticos onde costuma passar Férias.
De Férias, mas levando com ele todo o séquito, até para lhe pagarem as ferias, que o Homem ganha pouco, mesmo depois daqueles projectos todos que assnou, mas que não fez. Òbviamente.
Ah, ainda fez o Simplex cujas consequencias veremos, ou já estamos vendo na desilusão de quem foi induzido a assumir certos desafios.
Tudo em nome das Novas Tecnologias e das Novas Oportunidades, que só existem na cabeça dele(s) e que se provará de que não mais é do que um "DEJAVU" das belissimas horas de formandos e formadores.
Eu diria nova (des)ordem.
Pois tem agora um novo problema:
O que fazer com a Ministra da Educação.
Pois seria um problema se ele não soubesse já que a vida dele é criar problemas as Portugueses.
Ele não tem problema.
Basta demiti-la e fazer como fez na Saude. Mudar tudo para que tudo fique igual.
Ou não, para dar um ar de Credibilidade e "dialogo" com as escolas, demonstrando assim que afinal é um homem dialogante, consensual.
Tal como tem feito noutras instituições.
Primeiro destroi, e depois logo se ve como pode destrur-se ainda mais... a prazo.
Não temos grandes alternativas para votar é certo. O panorama é negro e nem sei como Cavaco sairá desta trapalhada.
Mas talvez fosse altura de informar os Politicos deste Pais que existe um País que não é o deles, que nada tem que ver com eles.
O nosos Pais é Alentejo, Beiras, Algarve, Estemadura, Douro, Minho,...
O nosso Pais e o Pais das pessoas e não o Pais das loucuras e dos despedimentos.
O nosso Pais poderia ter dado o Salto Tecnologico - E SOCIAL - sem ter de ter entrado na maniaco situação de que os custos e a falta de rentabilidade deriva da baixa produtividade DESTE POVO. A Produtividade não se aumenta com mais horas de trabalho, só. Tem outras razões e poderemos escrever sobre isso. Mas a motivação, a credibilidade, a seriedade da formação "in situs" muitas vezes ou mais vezes, a Alegria, o Dialogo, a firmeza também, para os "chico espertos que também os há e muitas outras que não vimos até agora serem base de acção.
Bastava que se falasse serio aos Portugueses e que só se promtesse o que é possivel cumprir.
Ma sobretudo é necessáriuo que se seja capaz de mudar o sistema.
Foi isso que os Portugueses um dia confiaram a Socrates.
Tres anos depois resta-nos o paradoxo de não ter em quem votar e de ter de votar em queme não se quer .
Ora esta parte já temos de alterar nós. E temos pouco tempo para o fazer.
Ainda que aqui no Alentejo elejamos poucos "dispendiosos deputados" poderemos dar uma achega.
Quando votarmos basta que nos lembremos de um Tal Ministro da Agricultura que nem consegue ir aos certames. Ou será que este ano vai a OVIBEJA ?
. É ASSIM...COM O NOVO E O ...
. O ULTIMO REPTO DE UM CICL...
. MUDAR O SISTEMA...ALGUEM ...
. MUDAR...